Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Graduado em Administração e Pedagogia. Pós graduado em Gestão do SUAS; Direitos da Criança, Juventude e Idosos; Psicopedagogia Clinica e Institucional; e em Ciência Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Foi Diretor do Departamento Municipal de Programas de Projetos Sociais de Igrapiúna - 2013/2014; Coordenador de Proteção Social Básica de Maraú - 2014; e no período de 2015/2021 exerceu a função de Coordenador de Proteção Social Especial e técnico de referência da Vigilância Socioassistencial de Ibirapitanga. Professor do curso de Serviço Social na Faculdade Vasco da Gama - FVG 2011/2013. Membro da 81 Associados - Assessoria em Políticas e Projetos Sociais, consultor e assessor em gestão pública e de projetos sociais, com ênfase em Infância, Juventude,Direitos Humanos e Assistência Social, atuando principalmente nos espaços de controle social e está como colaborador do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, no qual foi conselheiro e coordenou a Comissão Técnica de Finanças e de Acompanhamento aos CMAS. Contato, serviços e sugestões: dmtssa@yahoo.com.br (73) 9 8181 - 6884

terça-feira, 16 de outubro de 2018

ENAP abre inscrições para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.

Fonte: ENAP

A atuação efetiva do Estado na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e o bem-estar social exige, cada vez mais, a formação de gestores públicos com conhecimentos teóricos e metodológicos atualizados, bem como o domínio de técnicas e instrumentos que operacionalizam as políticas e programas governamentais.  Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública Brasileira, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece a terceira turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento. (Confira o edital de abertura no final da página).


O curso será realizado sem ônus para Servidores Públicos efetivos e estáveis em exercício em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas; e, Empregados Públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital.



O processo seletivo para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento prevê cotas para candidatos negros e indígenas e para pessoas com deficiência. O total de vagas para o Mestrado será de 25 (vinte e cinco) vagas.


Serão destinadas 5 (cinco) vagas para os Sistemas de Cotas de Ação Afirmativa, sendo que 3 (três) vagas serão destinadas a candidatos autodeclarados negros e indígenas e 2 (duas) vagas destinadas às pessoas com deficiência.


Objetivo do curso 



Dotar a Administração Pública de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de Servidores Públicos para o alto desempenho em funções estratégicas no Estado Brasileiro, contribuindo para que seus egressos sejam capazes de atuar, com ética e excelência, em instituições públicas, visando à promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Dessa forma, o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um lócus de reflexão no Governo sobre os desafios e o papel do Estado no Século XXI. 


Titulação

Mestre em Governança e Desenvolvimento

Estrutura e duração do curso

O curso terá início no dia 11 de março de 2019, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, perfazendo um total de 390 horas-aula em regime de dedicação parcial, acrescido de 150 horas referentes ao período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão do curso. O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas. A carga horária é composta da seguinte forma:

- 180 horas de disciplinas obrigatórias;

- 180 horas de disciplinas optativas;

- 30 horas de Seminário de Pesquisa;


- 150 horas para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.



Para conclusão do curso e obtenção do título de mestre, exige-se do aluno êxito na apresentação e defesa de trabalho final, sob a forma de dissertação ou projeto de intervenção, que demonstre domínio do objeto de estudo, capacidade analítica e viabilidade técnica.


Área de concentração e linhas de pesquisa

- Área de Concentração: Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

- Linha de Pesquisa 1: Estado, Desenvolvimento e Inovação.

- Linha de Pesquisa 2: Planejamento, Processos de Governança e Políticas Públicas.


Local e regime de aulas

As aulas serão presenciais e ministradas em Brasília, com atividades realizadas nas instalações da Enap, preferencialmente, às quartas-feiras, em horário noturno (19h-22h) e às segundas e sextas-feiras, em horário matutino (9h-12h). A programação do curso pode contemplar, excepcionalmente, momentos de atividades em período integral, dias consecutivos ou aulas aos sábados, mediante prévia informação aos alunos.

Processo seletivo


O processo seletivo visa assegurar os requisitos necessários para o acompanhamento das disciplinas e demais atividades do curso, e contempla duas fases:



- 1ª Fase: Avaliação de conhecimentos específicos (questões de múltipla escolha e dissertativa) e exame de proficiência em língua estrangeira (questões de múltipla escolha);



- 2ª Fase: Análise de Pré-Projeto e de Memorial e Entrevista.



As provas da 1ª fase estão prevista para serem realizadas no dia 18 de novembro de 2018 e o resultado final do processo está previsto para ser divulgado em 15 de fevereiro de 2019. Consulte o edital para a terceira turma do Mestrado em Governança e Desenvolvimento.




Inscrição



As inscrições ocorrerão das 8 horas do dia 17 de setembro às 23h59 do dia 22 de outubro de 2018 no portal da Enap (http://inscricao.enap.gov.br)



Para a inscrição é necessário:



- Preencher corretamente o formulário de inscrição



- Anexar, em formato PDF, os documentos solicitados, nos casos previstos nos itens 12, 13 e 16 do Edital de Abertura ("Das Vagas Reservadas para os Sistemas de Ação Afirmativa"), ("Das Vagas Destinadas ao Sistema de Cotas de Ação Afirmativa para Negros e Indígenas"), ("Das Vagas destinadas às Pessoas com Deficiência")



- Anexar Pré-Projeto e Memorial (Anexos 2 e 3 do Edital de Abertura), no ato da inscrição; e



- Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais), e efetuar o pagamento até a data limite de 22 de outubro de 2018.




Pré-projeto: proposta preliminar de trabalho de conclusão do curso em forma de pré-projeto que deverá explicitar pelo menos o tema, o problema a ser estudado, os objetivos e resultados esperados e sua relevância para as políticas públicas e para o desenvolvimento nacional.



Memorial: relato, em formato dissertativo, sobre a formação acadêmica do candidato, seu percurso profissional, seus objetivos em cursar o Mestrado, bem como a relação entre o problema de pesquisa escolhido e as atividades que vem exercendo ou pretende exercer no âmbito da Administração Pública.



As formas de apresentação do pré-projeto e do memorial constam no Edital do Processo Seletivo para a segunda turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.



Local de realização das provas e entrevistas



Todas as provas e entrevistas serão realizadas na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) localizada no Setor Policial, Asa Sul, Brasília, DF.



Informações:



Esclarecimentos de dúvidas e informações sobre o presente processo seletivo podem ser obtidos por meio de mensagem eletrônica para mestrado@enap.gov.br e pelos telefones: (61) 2020-3453 / 2020-3442.



Editais e outros comunicados






Formulários


Nenhum comentário:

Postar um comentário