Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Graduado em Administração e Pedagogia. Pós graduado em Gestão do SUAS; Direitos da Criança, Juventude e Idosos; Psicopedagogia Clinica e Institucional; e em Ciência Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Foi Diretor do Departamento Municipal de Programas de Projetos Sociais de Igrapiúna - 2013/2014; Coordenador de Proteção Social Básica de Maraú - 2014; e no período de 2015/2021 exerceu a função de Coordenador de Proteção Social Especial e técnico de referência da Vigilância Socioassistencial de Ibirapitanga. Professor do curso de Serviço Social na Faculdade Vasco da Gama - FVG 2011/2013. Membro da 81 Associados - Assessoria em Políticas e Projetos Sociais, consultor e assessor em gestão pública e de projetos sociais, com ênfase em Infância, Juventude,Direitos Humanos e Assistência Social, atuando principalmente nos espaços de controle social e está como colaborador do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, no qual foi conselheiro e coordenou a Comissão Técnica de Finanças e de Acompanhamento aos CMAS. Contato, serviços e sugestões: dmtssa@yahoo.com.br (73) 9 8181 - 6884

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ministério oferece cursos à distância a gestores do Bolsa Família e Cadastro Único

Fonte: MDSA
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) oferece tutoriais e cursos à distância gratuitos aos gestores do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único nos estados e municípios. Promovidas pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), as ações de capacitação estão disponíveis no Portal de Educação à Distância (EaD). 
“É importante disponibilizar conteúdos que possam auxiliar a gestão municipal na operacionalização do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, de forma simples e direta”, destaca o secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão. As aulas abordam temas relevantes para o aprimoramento da gestão dos programas, em linguagem simplificada e interativa. 
Coordenador-geral de Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Gustavo Sousa ressalta as facilidades do Portal EaD para o apoio às administrações. “É uma modalidade muito acessível, em que as pessoas podem realizar as atividades e tirar dúvidas a qualquer momento. Nós estabelecemos o período de início e término das turmas, mas o aluno entra quando ele puder e tiver tempo disponível”, explica. 
Os cursos são divididos em dois tipos: restritos e tutoriais. O primeiro é oferecido de forma exclusiva aos usuários do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF). As turmas costumam abrir a cada dois meses, com início em janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. Para ser aprovado nos cursos restritos, é necessário obter pontuação acima de 60% no teste final, que dá direito a um certificado de conclusão. 
Já os tutoriais são abertos a todos os cadastrados no site, não sendo necessário possuir perfil ativo no SigPBF para participar. Os conteúdos têm por objetivo introduzir ou esclarecer temas pontuais e específicos para a gestão estadual e municipal. Por não possuírem teste, não geram certificados de conclusão. 
Cursos Disponíveis aos gestores
Restritos:
  • - Fiscalização de recebimento indevido de benefícios do Programa Bolsa Família
  • - Sistema de Gestão de Condicionalidades (Sicon)
  • - Índice de Gestão Municipal (IGD-M) – Teoria e prática
  • - Aplicativos SigPBF
  • - Aplicativo adesão municipal do Programa Bolsa Família
  • - Aplicativo integração de sistemas Sicon, Simac e Cecad por meio do SigPBF
  • - Aplicativo de formulários do Cadastro Único
  • - Aplicativo de controle de acesso
  • - Aplicativo de transmissão de arquivos 
Tutoriais:
  • - Tutorial de boas-vindas aos gestores municipais do Programa Bolsa Família e Cadastro Único
  • - Tutorial Índice de Gestão Descentralizada (IGD)
  • - Tutorial Atualização Cadastral 
Mais informações podem ser obtidas em http://www.mds.gov.br/ead/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário